Em que usar cada Config de Impressão

Em que usar cada Config de Impressão

Objetivo

Esse artigo tem o objetivo de explicar o uso e as particularidades de cada perfil de fatiamento. 

Perfis de Fatiamento

Ao instalar o PrusaSlicer, a Boa Impressão 3D oferece diversas configurações previamente testadas para tirarmos o melhor resultado das nossas impressoras em cada tipo de impressão diferente. Os perfis tem um padrão de nomeação, para facilitar o entendimento do objetivo de cada perfil, sendo
[Numero do perfil] - Cam_(Altura da Camada)-{Particularidade do Perfil}
  

As configurações são predefinições e podem ser modificadas para o uso específico, mas caso ocorra erros na impressão recomendamos a reinstalação para retomar os padrões. A seguir vamos ver cada Config de impressão:


01- Cam_0.1-QualiMedia 

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.1mm em Qualidade Média. Isso significa que esse perfil faz as impressões em velocidades mais altas, em detrimento da qualidade final da peça. Esse perfil é recomendado para impressões com alto nível de detalhes, onde esses detalhes se tornam pequenos, seja devido ao tamanho da peça ou pelo modelo, porém que não seja problema leves imperfeições geradas pela velocidade. 

 02- Cam_0.2-QualiMedia 

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.2mm em Qualidade Média. Isso significa que esse perfil faz as impressões em velocidades mais altas, em detrimento da qualidade final da peça. Ele é recomendado para impressões com detalhes médios, onde pequenas imperfeições não seja um problema, como peças orgânicas e ou geometrias complexas. 

03- Cam_0.3-QualiMedia 

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.3mm em Qualidade Média. Isso significa que esse perfil faz as impressões em velocidades mais altas, em detrimento da qualidade final da peça. Ele é recomendado para impressões com poucos detalhes ou geométricas simples, nesse perfil as camadas começam a se tornar mais aparentes.

04- Cam_0.2-Otimizado-Flex

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.2mm com configurações otimizadas para imprimir em filamentos flexíveis. Nesta configuração a impressora se move em velocidades menores, há mais abas para ajudas na fixação e 3 perímetros para paredes mais resistentes.

05- Cam_0.2-Otimizado-Vaso

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.2mm com configurações otimizadas para imprimir peças usando a função de Vaso Espiral. Essa função permite que impressões sejam feitas sem camada de topo e com uma única extrusão continua sendo impressa, muito comum para a impressão de vasos.

06- Cam_0.05-Qual-Ultra 

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.052mm, é o perfil com menor altura de camada e por isso também é designado a  Qualidade Ultra. Esse perfil é recomendado para peças pequenas, como miniaturas, com alto nível de detalhe, pois eleva bastante o tempo de impressão, tanto pela altura de camada quanto pela velocidade altamente reduzida para executar o alto nível de detalhe.

 07- Cam_0.1-QualiAlta 


Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.1mm em Qualidade Alta. Isso significa que esse perfil faz as impressões em velocidades mais baixas em relação a qualidade média, em detrimento da velocidade de impressão. Esse perfil é recomendado para impressões com alto nível de detalhes, onde esses detalhes se tornam pequenos, seja devido ao tamanho da peça ou pelo modelo, porém que não seja problema demorar um tempo a mais para que a peça saia com menos imperfeições. 

 08- Cam_0.2-QualiAlta 

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.2mm em Qualidade Alta. Isso significa que esse perfil faz as impressões em velocidades mais baixas em relação a qualidade média, em detrimento da velocidade de impressão. Ele é recomendado para impressões com detalhes médios, onde o tempo de impressão não seja um problema, como peças orgânicas e ou geometrias complexas.  

09- Cam_0.3-Voronoi

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.3mm com configurações otimizadas para imprimir peças no estilo Voronoi. Essas peças possuem pequenas ilhas de impressão e exigem bastante da retração da impressora, por isso tem configurações otimizadas para impressão de peças nesse estilo.
Resultado de imagem para voronoi 3d

10- Cam_0.1-PecasAngulo

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.1mm com configurações otimizadas para imprimir mais anguladas que podem não precisar de suporte. Esse perfil possui mais perímetros, com maior combinação de preenchimento e padrão de grade para dar mais apoio à angulação da peça. 

11- Cam_0.1-SuportesPeq

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.1mm com configurações otimizadas para imprimir peças pequenas que exigem o uso do suporte. Esse perfil gera suportes destacáveis com um limite de angulação alto para gerar suportes em espaços pequenos.

12- Cam_0.2-SuportesGde

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.2mm com configurações otimizadas para imprimir peças grandes que exigem o uso de suporte. Esse perfil gera suportes destacáveis com um limite de angulação mais baixo que o padrão pois peças maiores conseguem imprimir ângulos um pouco maiores.

13- Cam_0.1-Litophane_Horiz

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.1mm com configurações otimizadas para imprimir peças usando a técnica de Litofânia no sentido horizontal. Essas peças são geralmente para imprimir fotos em 3D, que olhando contra a luz revela a foto.

14- Cam_0.1-Litophane_Vert

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.1mm com configurações otimizadas para imprimir peças usando a técnica de Litofânia no sentido vertical. Essas peças são geralmente para imprimir fotos em 3D, que olhando contra a luz revela a foto.
Resultado de imagem para lithophane

15- Cam_0.3-Velocidade

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.3mm com configurações otimizadas para imprimir peças usando o limite de velocidade das impressoras Stella 1 e 2. Esse perfil realiza impressões rápidas, porém não consegue executar um alto nível de detalhes pela velocidade de impressão. É bem usado na impressão de peças teste ou protótipos.

16-Cam_0.1-Miniaturas

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.1mm com configurações otimizadas para imprimir peças em Miniatura. Essas peças normalmente tem até 5cm de altura e alto nível de detalhe, por isso também precisamos configurar algumas outras configurações presente nesse artigo: Imprimindo Miniaturas

17- Cam_0.2-Rascunho

Esse perfil executa as impressões com Altura de Camada de 0.2mm com configurações otimizadas para imprimir peças usando o limite de velocidade das impressoras Stella 3. Esse perfil realiza impressões rápidas, porém não consegue executar um alto nível de detalhes pela velocidade de impressão. É bem usado na impressão de peças teste ou protótipos.

Esses são as configurações de impressão usadas para a impressão com as impressoras Stellas. Tendo qualquer dúvida não hesite em chamar o suporte técnico!
Até mais! 

    • Related Articles

    • PrusaSlicer - O Manual (Config. de Impressão)

      Este é manual do PrusaSlicer, um dos melhores fatiadores atualmente disponível. Ele é um software livre, usado em todo mundo. Os perfis que enviamos são conjuntos de configurações baseados nestes campos. Utilize este manual para entender o que cada ...
    • Dicas para impressão em material Flexível

      Dentre dos materiais que é possível imprimir na sua Stella, o TPU chama atenção pela sua flexibilidade. Esse material permite imprimir peças maleáveis sendo ideais para vedação ou até peças ortopédicas como palmilhas. Para isso, trazemos algumas ...
    • PrusaSlicer - Como inserir uma pausa para troca de filamento - Impressão multicolorida

      Objetivo Neste artigo, iremos fatiar uma peça e adicionar uma pausa para troca de filamento, para podermos utilizar mais de uma cor na mesma impressão, utilizando o PrusaSlicer. Instruções Vídeo do procedimento 1. Fatie a peça normalmente, com os ...
    • Destravando a movimentação do Z | Sobrepondo objetos no PrusaSlicer

      O PrusaSlicer possui uma trava no eixo Z, onde não permite que as peças fiquem flutuando na mesa de impressão. Isso acontece justamente para não permitir que objetos sozinhos, não sejam impressos no ar criando camadas vazias. Porém às vezes ...
    • Dicas de adesão na mesa de impressão

      Abaixo seguem algumas dicas para melhor adesão de peças na mesa de impressão. As dicas abaixo referem-se a preparação da mesa com o substrato de adesão, o êxito em cada umas vai depender diretamente da altura da primeira camada. Neste caso, a leitura ...