Temperatura variando durante a impressão

Temperatura variando durante a impressão

Durante a impressão a sua temperatura sofre variações de mais de 2°C? Isso pode ser um problema de PID. Neste artigo veremos como esse problema é solucionado utilizando uma rotina de calibração de PID. 

1. Preparação

Com o tempo, a potência do cartucho aquecedor pode variar. Já que ele é uma peça que aquece e resfria muitas vezes ele sofre um desgaste, sendo necessário recalibrar parâmetros para a nova condição dele. Para isso vamos precisar que você conecte a impressora por cabo USB no seu computador e baixe o Repetier host seguindo o seguintes artigos, dependendo do seu sistema operacional:


2. Calibrando o PID


Uma vez instalado e configurado, conecte a sua impressora ao Repetier e no campo Controle Manual -> Gcode você manda os seguintes comandos: 

M303 E0 S210 C25 

A imagem a seguir ilustra o campo 2, a ser preenchido com esse código:

Campo a ser preenchido com o código

Após enviar esse comando a impressora vai aquecer e resfriar algumas vezes e vai retornar alguns valores de KP, KI e KD durante o processo. Deve-se aguardar até aparecer a mensagem "Info:PID Autotune finished ! Place the Kp, Ki and Kd constants in the Configuration.h or EEPROM" e após isso copie os valores de KP, KI e KD que devem ser preenchido nos campos do EEPROM da máquina.
Kp, Ki e Kd a serem utilizados com a mensagem de finalização

Para alterar os campos do EEPROM você deve, no Repetier com a Stella conectada apertar Alt+E que vai abrir uma janela com configurações.

Lá embaixo vai ter os seguintes campos Extr.1 PID P- gain/ dead time; PID I-gain; PID D-gain conforme indicado na imagem a seguir: 


Esses campos você irá alterar com os valores que retornaram da rotina seguindo a seguinte ordem: 

KP=  Extr.1 PID P- gain/ dead time
KI=  Extr.1 PID I- gain
KD=  Extr.1 PID D- gain

Caso encontre dificuldades para enviar os comandos e preencher os campos, por favor entre em contato com o suporte técnico para fazermos isso de forma remota.

Conclusão 

Volte a imprimir e veja os resultados, lembrando que sempre que houver grandes variações este procedimento  pode ser repetido.

Entre em contato com o Suporte Técnico abrindo um chamado sempre que tiver dúvidas em relação os passos acima.


Muito Obrigado e uma Boa Impressão 3D para você!



    • Related Articles

    • Temperatura marcando valores extremos

      Caso a temperatura do bico esteja marcando valores extremos, seja abaixo de zero e mesmo valores muito altos (qualquer valor acima de 290ºC), o seguinte diagnóstico pode ser apresentado: Temperatura negativa / abaixo de zero: ​Geralmente por volta de ...
    • Em que usar cada Config de Impressão

      Objetivo Esse artigo tem o objetivo de explicar o uso e as particularidades de cada perfil de fatiamento.  Perfis de Fatiamento Ao instalar o PrusaSlicer, a Boa Impressão 3D oferece diversas configurações previamente testadas para tirarmos o melhor ...
    • Repetier - Alterar parâmetros de Filamento

      1.Abra seu Slic3r, pelo Repetier Host, clicando em Configuration: 2. Na aba Filament Settings (1), Selecione o filamento desejado (2): 3. Na seção "Filament" você pode alterar: 1) A cor de exibição da sua configuração, apenas para encontrar mais ...
    • PrusaSlicer - O Manual (Config. de Impressão)

      Este é manual do PrusaSlicer, um dos melhores fatiadores atualmente disponível. Ele é um software livre, usado em todo mundo. Os perfis que enviamos são conjuntos de configurações baseados nestes campos. Utilize este manual para entender o que cada ...
    • Como melhorar a fixação entre camadas

      Objetivo Este artigo tem como objetivo demonstrar como aumentar a fixação entre as camadas, para peças que sosfrem forças no sentido das camadas. Quando sabemos para que peça este ajuste é necessário? Quando a peça impressa começa a romper no local ...