PrusaSlicer - Como gerar suportes e modificar eles

PrusaSlicer - Como gerar suportes e modificar eles

Objetivo

Demonstrar como podemos modificar os suportes no software fatiador PrusaSlicer, para isso, nós temos duas ferramentas, o bloqueador de suporte e o reforço de suporte, entenda mais abaixo.

Bloqueadores de suporte

Os bloqueadores de suporte são objetos que utilizamos para bloquear a geração de suportes em determinada área, segue um exemplo:
1. Primeiramente devemos fatiar a peça com os suportes, assim podemos verificar onde queremos exatamente os suportes:

A área em vermelho é onde não necessita de suporte, pois o ângulo das orelhas e o furo do olho conseguem ser impressos sem a utilização de suportes.
2. Sabendo em qual área nós queremos retirar os suportes, basta voltar para a visualização do arquivo 3D não fatiado, faça isso clicando no ícone:

Após clicar neste ícone, entraremos na visualização não fatiada:

3. Nesta visualização, nós temos que selecionar o arquivo clicando com o botão esquerdo nele:

Ao ser selecionado, o objeto fica verde e com essas linhas brancas ao redor;
3.1 Agora clique com o botão direito e vá em: Adicionar bloqueador de suporte > Escolha o formato do bloqueador;

Neste exemplo, utilizaremos o objeto caixa;
3.2 Um objeto irá aparecer, onde você colocar ele, não serão gerados suportes;

Neste exemplo, irei bloquear a área que havia marcado com o retângulo vermelho:

4. Agora basta fatiar e não serão gerados suportes na área do retângulo verde;

Na prática!


Reforçadores de suporte

Os reforçadores funcionam de maneira oposta aos bloqueadores, pois eles forçam o suporte a ser gerado na área onde o objeto do reforçador está, exemplo a seguir:
1. Nós analisamos a peça e vemos as partes em que ela necessita de suporte; (Neste caso, vamos tentar replicar como ficou o objeto com o bloqueador de suportes)
Seguindo nosso exemplo, nós teríamos que colocar suporte nas áreas marcadas pelos retângulos vermelhos:

2. Agora que sabemos as áreas em que queremos suportes, temos que adicionar os objetos reforçadores de suporte;
2.1 Clique com o botão direito e vá em: Adicionar reforçador de suporte > Escolha o formato do bloqueador;

Neste exemplo também utilizaremos a caixa;
2.2 Um objeto irá aparecer, onde você colocar ele, serão gerados suportes;

Como nas nossas marcações precisamos de 3 áreas separadas com suporte, basta fazer 3 reforços diferentes:

As áreas onde serão gerados os suportes ficam destacadas em azul;
3. Agora que escolhemos as áreas onde queremos a geração de suportes, só falta escolher se somente serão gerados esses suportes, ou se eles são apenas reforços para suportes já criados, fazemos isso nesta opção:

No nosso exemplo, deixaremos apenas reforçadores de suporte, pois já colocamos onde nós precisaríamos deles, mas caso queira somente colocar suportes à mais que os gerados automaticamente, basta deixar em: Em toda parte;
4. Agora basta fatiar e os suportes serão gerados somente nas áreas especificadas:

Na prática!



Pincel De Suportes


A partir da versão 2.3 do PrusaSlicer temos a opção do pincel de suportes. Esse pincel permite bloquear ou reforçar o suporte "pintando" onde deseja que seja feito essa alteração. Para usa-lo basta usar seguindo o exemplo abaixo

1- Selecione o objeto que deseja aplicar o pincel de suporte e selecione o ícone a esquerda: 


      1.1-  Ao selecionar o Pincel, aparecerá uma tela de configuração, nessa tela há as instruções para o uso do pincel com os botões do mouse       e também a definição do tamanho do raio do pincel e a seleção de Esfera (pincel com profundidade) ou Circular (pincel sem profundidade)
      
      1.2 Com o uso do pincel há a opção da Auto-definição por ângulo, onde a pintura do pincel é feita automaticamente para um ângulo       predefinido. Nessa opção conseguimos tanto reforçar como bloquear suportes a partir de um ângulo.
      

2- Com o pincel configurado, selecione os pontos onde deseja aplicar o suporte ou bloquea-los, lembrando: Botão esquerdo do Mouse Reforça e o Botão Direito Bloqueia. No Objeto as partes evidenciadas em Azul são onde temos reforçadores, as partes vermelhas bloqueadores.


3- Com as partes devidamente pintadas selecione a opção de Suportes "Para apenas reforçadores de suporte" e fatie o seu objeto!


Se tiverem alguma dúvida ou sugestão, ficamos à disposição.
Só nos chamar no chat, chamado ou deixar um comentário neste artigo que iremos lhe ajudar. 😉
    • Related Articles

    • Como tornar os suportes mais fáceis de remover

      Artigos relacionados:  ► Como gerar suportes Introdução Quando trabalhamos com suportes podemos ter alguma dificuldade de remover eles da peça. Para facilitar esta tarefa podemos alterar dois parâmetros no PrusaSlicer que irão facilitar sua remoção. ...
    • PrusaSlicer - Como gerar suportes automáticos

      Do que se trata: Dependendo do design da peça que será impressa, existe a necessidade de se criar uma estrutura de suportes para dar apoio em algumas áreas da peça, estes suportes serão removidos ao final do projeto. Veja exemplo: STL Original sem ...
    • Como usar os modificadores do PrusaSlicer

      Diferentes partes de uma mesma peça, com diferentes densidades, ou diferentes velocidades de impressão, isso é possível?  Sim! Como essa função, chamada Modificadores (Modifier), podemos alterar mais de 50 parâmetros apenas para determinadas regiões ...
    • Como colocar o PrusaSlicer em português?

      Desde que utilizamos o PrusaSlicer, estamos realizando a tradução para melhorar a experiência de todos, e depois de releases e alterações, chegou na versão oficial do PrusaSlicer! Instalação: Para instalar ela, basta seguir o passo 1 dos artigos de ...
    • Destravando a movimentação do Z | Sobrepondo objetos no PrusaSlicer

      O PrusaSlicer possui uma trava no eixo Z, onde não permite que as peças fiquem flutuando na mesa de impressão. Isso acontece justamente para não permitir que objetos sozinhos, não sejam impressos no ar criando camadas vazias. Porém às vezes ...